Vantagens da Blockchain na Advocacia

Para AdvogadosPara EscritóriosTecnologia Jurídica
Por 9 de abril de 2019 Sem Comentários

O que é a Blockchain?

Se você acompanha com certa assiduidade notícias sobre o mundo tecnológico ou não, provavelmente já ouviu falar da Blockchain. Geralmente, este termo está relacionado ou acompanhado por assuntos como Bitcoin, mas as vantagens da blockchain vão muito além disso.

É bastante comum relacionar ambos por serem muito íntimos, criados quase que em conjunto pelo programador anônimo de condinome Satoshi Nakamoto, em 2009. Mas afinal, do que se trata a blockchain?

Vantagens da Blockchain na AdvocaciaUm sistema descentralizado

A maioria dos bancos de registros (livros-razão) existentes são centralizados, controlados por uma só entidade (geralmente uma empresa, como um banco, por exemplo). A blockchain é um código aberto cuja premissa é também ser um banco de registros, só que totalmente descentralizado.

À primeira vista, esse sistema pode parecer bastante ineficiente e inseguro, só que é o total oposto. O funcionamento se dá numa rede P2P (peer-to-peer, ou par-a-par), em que computadores ou redes compartilham tarefas, trabalhos e/ou arquivos, e todos têm privilégios e influência iguais.

Para que uma informação entre no sistema, ela deve ser validada por todos os pares (também chamados de nós). Isso também permite que cada nó tenha uma cópia permanente de cada transação já realizada, mesmo que um nó saia do sistema por qualquer razão, todos os seus dados estarão armazenados em todos os outros nós.

As vantagens da Blockchain

Na blockchain, os “blocos” são os nós do sistema, e para que o sistema funcione em cadeia, como explicado acima, ele possui três características principais:

  • Armazenamento de dados, no caso as informações de todas as transações já realizadas na rede;
  • Um código próprio, chamado de hash, que é como sua identidade;
  • O hash do bloco ao qual está ligado (o primeiro bloco de uma blockchain – o bloco gênese – não possui esse aspecto, pois não há blocos antes dele).

É importante salientar que, sempre que os dados armazenados nesse bloco forem alterados, seu hash também muda. Como todo bloco, além de ter seu código de identificação, também possui o código de identificação do outro bloco ao qual está conectado, a alteração de qualquer hash geraria uma alteração no sistema todo, pois ele funciona em cadeia (por isso o nome chain). Esse sistema interconectado cria boa parte das vantagens da blockchain.

Vantagens da Blockchain na AdvocaciaA segurança

Aí é que está o fato que torna a blockchain extremamente segu

ra: se algum bloco tentar realizar uma adulteração ou uma transação fraudulenta, ele precisará da aprovação de todos os outros blocos. Cada bloco leva um determinado tempo para realizar a verificação (no caso do Bitcoin, por exemplo, leva cerca de 10 minutos).

O tipo de verificação mais recomendado atualmente nos códigos de blockchain é o PoS (Proof of Stake ou Prova de Participação), no qual um bloco aleatório é selecionado para verificar a validade da transação de outro bloco, tendo uma recompensa X por verificar corretamente e uma penalidade Y caso contrário, e o valor de Y sempre será maior que X.

Antes disso, utilizava-se comumente o PoW (Proof of Work ou Prova de Trabalho), em que a verificação era feita levando-se em conta se aquele bloco tinha ou não a capacidade de realizar um trabalho como forma de legitimidade de seus processos. Ela tem sido substituída pois caba privilegiando os indivíduos com máquinas que têm maior poder de processamento e gasta bem mais tempo e energia que a PoS.

 

Veja também esses posts:

Se derrotar o sistema, você perde

Vamos supor que um indivíduo queira adulterar o sistema a seu favor. Para fazer isso, ele teria que ter controle não apenas sobre o seu bloco, mas também sobre todos os outros. Isso demandaria muito poder computacional, o que custaria elevados recursos monetários. Portanto, para fraudar apenas uma operação, ele precisaria gastar muito mais que obteria, não valendo o esforço necessário.

Mesmo que alguém ou uma entidade tivesse a possibilidade de controlar todas as operações dentro de uma rede de blockchain, ela não teria benefício algum nisso, já que ela seria a única real usuária do sistema, também não sendo um cenário beneficiário para ninguém.

Aplicações da Blockchain

Como dito anteriormente, a associação mais comum da blockchain são as transações com criptomoedas, especialmente a bitcoin, ou simplesmente transações financeiras como um todo, mas praticamente qualquer registro de informação pode ser validado através desse sistema. Um bom exemplo do que pode ser substituído por esse sistema é o cartório, as vantagens da blockchain no contexto da advocacia são bastante expressivas.

O grande problema do cartório é que um documento ou processo pode ser fraudado ou adulterado com relativa facilidade, seja através da falsificação de autenticação ou corrupção de funcionários do órgão. Uma das vantagens da blockchain é que, além de, por todas as razões citadas anteriormente, ser bem mais segura, ela oferece uma relativa rapidez em comparação com processos burocráticos, principalmente os brasileiros, que são conhecidos por serem lentos e complicados.

Diversos países já estão visando transições de seus atuais sistemas de livros-razão para o uso de blockchain, como a Suécia e a Geórgia, e muitas empresas já a utilizam total ou parcialmente, como a Microsoft, IBM, Walmart, Maersk, UPS, Siemens, Pfizer, entre outras.

Blockchain e o futuro da Informação

O futuro com a blockchain parece bastante promissor, afinal, a tecnologia da informação está cada vez mais presente em nossas vidas, e não há sinal algum de desaceleração ou limites nessa realidade, então é melhor que possamos utilizar desses recursos para melhorar nossos negócios e até nosso estilo de vida.

Vantagens da Blockchain na Advocacia

Lucas Nishimura

Lucas Nishimura

Bacharel em Design Visual pela ESPM em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é uma das responsáveis pela comunicação da DOC9 com a nossa Rede de Parceiros. Responsável majoritariamente pela comunicação com parceiros, com foco na realização de treinamentos, tanto em PDF como em vídeo.

Deixar um Comentário