Problemas Decorrentes da Contratação de Correspondentes Jurídicos

Para EmpresasPara Escritórios

Hoje em dia, supor que um escritório de advocacia vá crescer sem a terceirização de demandas para correspondentes jurídicos é praticamente impossível. A terceirização de diligências jurídicas para correspondentes jurídicos é um opção quando desejamos ampliar a atuação do nosso negócio sem investir em novas filiais. Isso porque correspondentes jurídicos são profissionais aptos a realizar serviços jurídicos como cópias de processos, audiências, protocolização de documentos e outros. Por estarem aptos, podem ser contratados para representar seus clientes em diversas localidades do território nacional.

Sabemos que os escritórios de advocacia possuem uma série de motivos para optar pela terceirização, como: Burocracia que impede os advogados de atuarem em diversas localidades sem pagar taxa extra, alto custo envolvido para abertura de novas filiais ou então para o transporte da equipe, falta de produtividade da equipe que precisa continuamente se deslocar para realizar diligências entre outras perdas envolvidas.

Mas será que a contratação de correspondentes jurídicos é a melhor alternativa? Separamos esse post para elucidar sobre alguns problemas decorrentes do repasse de diligências forenses para Correspondentes Jurídicos

Problemas Decorrentes da Contratação de Correspondentes Jurídicos Principais Problemas da Contratação de Correspondentes Jurídicos

Falta de profissionais qualificados

Um problema bem comum quando falamos sobre terceirização de demandas para correspondentes jurídicos é a falta de profissionais qualificados. Quando optamos pelo repasse de diligências, estamos contratando muitas vezes profissionais que não conhecemos profundamente, já que não conseguimos identificar experiências anteriores ou obter indicações.

Necessidade de alinhamento de entrega e conferência constante

A falta de confiança nos correspondentes jurídicos terceirizados gera uma necessidade de alinhamento de entrega constante entre os advogados correspondentes e a equipe. Encontramos diversos casos em que equipes jurídicas acabam investindo cerca de 4 horas por dia só em alinhamento de expectativa de entrega, cobrança de execução e conferência com correspondentes jurídicos.

Necessidade de negociação de valores constante

Outro problema comum na terceirização de diligências forenses é a negociação de valores recorrente. Os correspondentes jurídicos acabam trabalhando com valores diferenciados, normalmente não seguem uma tabela específica de sugestões da OAB da região, por isso, na maioria dos casos, as equipes jurídicas precisam negociar valores com os terceiros, negociar prazos de pagamentos e etc.

Pagamentos descentralizados

A contratação de correspondentes jurídicos descentralizados faz com que o pagamento também seja realizado diversas vezes ao mês, porque as diligências são realizadas por uma série de advogados correspondentes, que possuem diversas contas, bancos diferentes e diferentes exigências de prazo.

Soluções para o repasse de Diligências para Correspondentes Jurídicos

Uma boa solução para os problemas apresentados é o repasse dessas diligências para empresas de logística forense, como a DOC9, que centralizam a demanda em um único lugar e conseguem solucionar os problemas citados da seguinte maneira:

Falta de profissionais qualificados

Possuímos um processo seletivo para a captação e treinamento de correspondentes jurídicos de qualidade. Todos os advogados correspondentes passam por um processo seletivo que exige a comprovação de experiências anteriores, bem como uma fase de testes de conhecimentos específicos. Para podem realizar as diligências, os correspondentes jurídicos precisam, necessariamente, passar por todo esse processo necessariamente.Problemas Decorrentes da Contratação de Correspondentes Jurídicos

O acompanhamento da qualidade dos correspondentes jurídicos não termina no processo de captação, ele perdura durante todo o tempo de parceria DOC9. Os nossos advogados correspondentes parceiros são acompanhados por um ranking de qualidade, são bonificados a partir de boas notas e passam por um processo de reciclagem. Quando as notas dos advogados não melhoram, eles acabam sendo descadastrados do nosso sistema.

Necessidade de alinhamento de entrega e conferência constante

Ao contratar uma empresa de logística forense a necessidade de alinhamento de entrega constante termina, porque essa atividade burocrática fica sob responsabilidade da empresa de logística forense. A equipe jurídica precisará solicitar as diligências via sistema e a parte da cobrança, alinhamento de expectativas e verificação da entrega fica sob responsabilidade da empresa de logística forense.

Necessidade de negociação de valores constante

Ao contratar uma empresa de logística forense, o escritório não precisa mais negociar valores a cada nova diligência, isso porque possui valores pré-acordados, que permitem, inclusive, ter uma previsão de gastos.

Pagamentos descentralizados

O problema referente ao pagamento descentralizado das diligências acaba sendo eliminado, porque empresas de logística forense possuem pagamento centralizado, ou seja, o pagamento das diligências executadas por correspondentes jurídicos acaba sendo realizada apenas uma vez por mês.

Solicitar Contato

Quer saber mais sobre como funciona o fluxo DOC9? Se cadastra no nosso formulário que em breve a nossa equipe entra em contato com você para explicar mais sobre como funcionam os nossos serviços

Amanda Cornetet dos Santos

Amanda Cornetet dos Santos

Administradora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual Diretora de Pessoas e de Clientes da DOC9. Responsável pela criação do setor de Gestão de Pessoas na empresa atuando desde a sua concepção até os dias de hoje. Acredita que as pessoas são o principal ativo de uma organização e busca continuamente tornar a DOC9 o melhor lugar para se trabalhar. Além desse desafio, hoje atua no comando da área de Customer Success, buscando continuamente o sucesso dos clientes DOC9, propondo melhorias em processos e soluções efetivas para as demandas dos clientes.

Deixar um Comentário