A leitura é essencial para a formação de muitos profissionais, principalmente para profissionais do mundo do direito. Mas, apesar de ser um ponto importante para a formação, não é algo que possa ser deixado de lado, sendo necessário ler constantemente, não podendo parar de absorver conhecimento. Para gestores de qualquer área, se torna essencial trazer referencias para montar sua metodologia de gestão, e isso é feito com muita leitura. Pensando nisso nós da DOC9 resolvemos listar neste post os principais livros de gestão para ajudar você a gerencias sua equipe. Confere ai!

Principais livros de gestão advogado correspondente jurídico doc9Principais livros de gestão

1 – A arte da Guerra – Sun Tzu

Por mais que esse clássico não seja focado em negócios, a Arte da Guerra pode ser aplicada em diversos momentos de nosso cotidiano. O foco do livro é investir em planejamento, sem isso um grande general (ou gestor) não será capaz de vencer todas as batalhas que precisará enfrentar.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.

Outro fator importante, além do foco, é a disciplina, tendo a necessidade constante de organização. O livro “A Arte da Guerra” acabou se tornando um dos principais livros de gestão para qualquer pessoa no mundo, Sun Tzu tinha foi um dos maiores estrategistas e seus manuscritos se tornaram uma preciosidade para a humanidade.

2 – Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Já falamos um pouco sobre inteligência emocional aqui no nosso blog e de como isso é importante para qualquer pessoa. O livro de Daniel Goleman mostra o porquê de algumas pessoas que aparentemente são muito inteligentes não possuem um desempenho social e consequentemente empresarial tão bons quanto de pessoas medianas.

Isso é devido a habilidade de gerenciar seus sentimentos e conseguir se manter persistente e motivado. O livro “Inteligência Emocional” mostra um pouco como você pode gerenciar isso a seu favor. E é por isso que é considerado um dos principais livros de gestão, que reflete em sua vida social e na profissional.

3 – Primeiro quebre todas as regras – Marcus Buckinham e Curt Coffman

A leitura desse livro pode parecer um pouco contraditória depois de termos indicado dois grandes livros que tentam dar “regras” para inspirar você em sua jornada de gestor. “Primeiro quebre todas as regras” é um título autoexplicativo do que o livro traz, onde o objetivo é se desprender de métodos tradicionais.

O conteúdo do livro traz uma forma de desprender-se da famosa técnica “liderar para todos” e mostra que cada pessoa é um indivíduo diferente, sendo necessário trabalhar de forma pessoal (não necessariamente se tornando algo social), desenvolvendo cada um de forma diferente. Os autores dizem que um bom gestor é aquele que sabe escolher e desenvolver as pessoas certas e que saibam tocar em pontos positivos em vez dos negativos, talvez seja pelo tratamento mais humanizado e próximo que “Primeiro quebre todas as regras” seja um dos principais livros de gestão.


Leia também:


4 – Marketing de Guerrilha – Jay Conrad Levison

Se não fosse por este livro, talvez não teríamos tantos grandes impérios comerciais como temos atualmente. Apesar de ser um livro focado em marketing, os seus ensinamentos podem se estender para outras áreas.

Marketing de Guerrilha se foca em usar o cérebro ao invés de métodos tradicionais, buscando trazer estratégias inteligentes e focadas em experimentação. É um dos principais livros de gestão por sua metodologia inteligente e diferente do que é apresentada normalmente, e, apesar de suas dicas serem usadas com foco em marketing, suas ideias são para atingir pessoas, o que traz um diferencial para um gestor.

5 – Gerente Minuto – Kenneth Blanchard e Spencer Johnson

Dentre os principais livros de gestão que estamos listando aqui, “Gerente Minuto” é o menos conhecido. Isso é porque as ideias do livros são de impacto pessoal, não mostra como gerenciar pessoas, e sim como gerenciar a si mesmo. Pelo fato de ser pessoal ele foi adotado por empresas de diversas áreas, conseguindo assim trazer maior desenvolvimento para quem segue suas dicas.

três princípios básicos que são constantemente reforçados, eles são:

  • Estabelecer objetivos;
  • Usar reforço positivo;
  • Não usar a repreensão como redirecionamento.

Seguindo estes 3 tópicos você consegue se desenvolver cada vez melhor, tornando-se um gestor mais eficiente e um profissional melhor preparado.

É impossível listar apenas estas 5 obras como sendo os principais livros de gestão, existem muitos outros livros que são tão importantes quanto estes listados. Fique de olho e mais tarde podemos falar um pouco mais sobre outros principais livros de gestão para você!

Esperamos que tenha gostado, comente ai embaixo o que achou do post.

Principais livros de gestão

Amanda Cornetet dos Santos

Amanda Cornetet dos Santos

Administradora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual Diretora de Pessoas e de Clientes da DOC9. Responsável pela criação do setor de Gestão de Pessoas na empresa atuando desde a sua concepção até os dias de hoje. Acredita que as pessoas são o principal ativo de uma organização e busca continuamente tornar a DOC9 o melhor lugar para se trabalhar. Além desse desafio, hoje atua no comando da área de Customer Success, buscando continuamente o sucesso dos clientes DOC9, propondo melhorias em processos e soluções efetivas para as demandas dos clientes.

Deixar um Comentário