O que são Lawtechs? O que são Legaltechs?

Tecnologia Jurídica

Nos últimos tempos essas duas palavras têm tomado conta de qualquer discussão no direito. Mas fica a dúvida, afinal o que são Lawtechs e Legaltechs? E o que elas podem influenciar na minha rotina?

Na verdade Lawtech e Legaltech são duas palavras que representam a revolução no mercado jurídico, assim como as fintechs estão sendo para o setor bancário, que estão proporcionando soluções como GuiaBolso e Nubank que não obrigam mais os usuários a saírem das suas residências para realizar as suas operações, como funcionava antigamente.

O que são Lawtechs? O que são Legaltechs? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

A revolução está chegando no mundo jurídico através dessas empresas que são startups que prometem facilitar o mundo jurídico. Ou seja, para responder mais claramente a pergunta de O que são Lawtechs: São empresas que desenvolvem soluções para facilitar as rotinas dos advogados, para conectar pessoas no mundo jurídico e também para mudar a forma de atuação do poder judiciário.

O que são Lawtechs e Como está a atuação delas no Brasil

Essa área teve desenvolvimento lá em 2010 nos Estados Unidos, através do surgimento de 20 startups na época. Hoje, o segmento já possui mais de 1500 diferentes empresas. No Brasil, possuímos até uma associação que é a AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs) e que possui mais de 50 startups associadas.

O desenvolvimento desse mercado se deve principalmente a dois fatores: a modernização do setor jurídico, através do aumento de processos eletrônicos e de peticionamentos eletrônicos e também a formação de novos advogados que trazem a tecnologia como um fator essencial para o funcionamento do seu dia a dia.

O que são Lawtechs? O que são Legaltechs? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Como o objetivo dessas empresas é facilitar o nosso mercado, resolvemos separar nesse post sete segmentos diferentes que as Legaltechs e as Legaltechs atendem:

1) Automação e Gestão de documentos:

Algumas empresas estão fornecendo soluções de softwares de automação de documentos jurídicos, de gestão de contratos e de processos, diminuindo o tempo que os advogados precisam investir em atividades burocráticas. Algumas das opções existente são: CoreJurídico, Contraktor, Netlex, Looplex e M4LA.

2) Gestão de Escritórios e de Departamentos Jurídicos:

As Legaltechs e as Lawtechs vem desenvolvendo soluções e ferramentas de gestão para escritórios de advocacia e para departamentos jurídicos que proporcionam um aumento de produtividade da equipe e, consequentemente, um aumento de faturamento. Algumas das opções existentes desse segmento nesse mercado são: Preâmbulo, Aurum, Lawvision, Legalbox, SoftPlan, MTtech, LDSoft e Elaw.

3) Ferramentas de Analytics e Jurimetria:

Algumas dessas empresas se dedicam a entender como os casos são julgados, criando padrões, através de consultas a diferentes plataformas. Existem plataformas que conseguem calcular até qual é o percentual de êxito de uma ação, através da conferência via jurisprudência. Algumas das opções existentes desse segmento nesse mercado são: Kurier, Legal Insights, DBJus, Disgesto e Semantix.

O que são Lawtechs? O que são Legaltechs? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

4) Resolução de conflitos online:

Devido a lentidão dos processos, diversas Lawtechs vieram para se antecipar e resolver conflitos antes mesmo deles irem para alguma audiência. Através de softwares específicos é possível contar com funcionalidades de mediação e arbitragem, sendo todas elas através da internet, evitando o deslocamento dos usuários. Algumas das opções existentes desse segmento nesse mercado são: Sem processo, Concilie, JusPro, Leegol, Justto e Juster.

5) Ferramentas de Conteúdos jurídicos e de Consultoria:

Estar atualizando é uma necessidade de qualquer advogado, por isso, algumas Legatechs tem como objetivo oferecer atualizações, prestando os mais diversos serviços, desde consultoria jurídica até assessoria tributária. Algumas das opções existentes desse segmento nesse mercado são: Future Law, Cancelou.com, JOTA e Buscador Dizer o Direito.

6) Ferramenta de Extração e Monitoramento de Dados públicos:

Cada dia mais os dados são captados e estão na internet, o objetivo dessas Legaltechs é reunir as informações em softwares específicos para que elas fiquem organizadas para o usuário. Essas informações vão desde legislações até documentos cartorários. Algumas das opções existentes desse segmento nesse mercado são: Advise, Tikal Tech, Bonnjur, Aviso urgente e Intelivix.

7) Opções para Redes Profissionais

As Lawtechs e as Legaltechs destinadas a redes profissionais tem como objetivo facilitar o dia a dia dos escritórios e dos setores jurídicos através da conexão entre os profissionais, o que é o caso da DOC9. O objetivo é dar a possibilidade dos escritórios aumentarem a sua rede de atuação através do repasse de diligências jurídicas para Advogados Correspondentes.

O que são Lawtechs? O que são Legaltechs? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

A tecnologia está chegando ao mundo jurídico através das empresas lawtechs e legaltechs, que se propõem a facilitar o dia a dia dos advogados e também a criar conexões entre os profissionais. Agora você já sabe o que são lawtechs e legaltechs, só resta agora aproveitar as vantagens que elas podem trazer para o seu dia a dia!

O que são Lawtechs? O que são Legaltechs? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Amanda Cornetet dos Santos

Amanda Cornetet dos Santos

Administradora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual Diretora de Pessoas e de Clientes da DOC9. Responsável pela criação do setor de Gestão de Pessoas na empresa atuando desde a sua concepção até os dias de hoje. Acredita que as pessoas são o principal ativo de uma organização e busca continuamente tornar a DOC9 o melhor lugar para se trabalhar. Além desse desafio, hoje atua no comando da área de Customer Success, buscando continuamente o sucesso dos clientes DOC9, propondo melhorias em processos e soluções efetivas para as demandas dos clientes.

Deixar um Comentário