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LinkedIn para Advogados: 7 dicas essenciais

6 Dicas Essenciais de LinkedIn para Advogados Advogado Correspondente Jurídico DOC9

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo inteiro e é uma ferramenta que vai muito além de apenas ter o seu currículo online. Ela proporciona um espaço para você se posicionar de forma profissional em relação a assuntos da atualidade, assuntos de gestão e, é claro, assuntos jurídicos. Entenda como pode ser benéfico o uso do Linkedin para advogados.

Linkedin para advogados

O Linkedin é um dos meios de comunicação mais propensos para advogados e mesmo assim acaba sendo subutilizado normalmente. Muitas vezes isso acontece porque temos uma série de dúvidas de como utilizá-lo, tais como: “Por onde devo começar?”, “O que eu devo ou não fazer?”, “Devo escrever ou não publicações?” entre outras. Pensando nisso, separamos algumas dicas de Linkedin para Advogados.

 

Dicas para Linkedin para Advogados

Dica 01: Dê atenção para a foto do seu perfil

Primeira regra importante que não podemos em momento algum deixar de lado: o linkedin é uma rede exclusivamente profissional de negócios. Por isso, esqueça selfies, foto de casal ou qualquer foto com animal de estimação. Priorize fotos com bom enquadramento, com uma vestimenta profissional, e que passem uma boa impressão quando alguém for analisar o seu currículo.

Ao escolher a foto priorize fundos limpos, paredes sólidas, onde o foco da foto será de fato o profissional e não os objetos na foto. Pior que uma foto ruim é um perfil sem foto. Ter uma foto é essencial para reconhecimento e para bons contatos.

Dica 02: Detalhe as informações referentes ao seu perfil

Se você optou por criar o seu perfil no Linkedin, precisará manter seu perfil atualizado para poder mostrar o seu potencial frente aos seus concorrentes. Comece focando no seu resumo de perfil, que normalmente se assemelha a carta de apresentação do seu currículo. Seja sucinto e objetivo, mas mostre quais são os seus diferencias como profissional.

O restante do perfil é dividido em categorias que exploram experiências anteriores, experiências como voluntariados e trabalhos em outras organizações. Sintetize suas experiências anteriores, conte a sua história profissional, o que você realizou, quais foram os resultados alcançados e quais atividades foram executadas. Aqui também pode ser uma boa oportunidade para você descrever quem são os seus clientes bem como qual é o público que você atende.

Ao escrever as suas experiências anteriores, pense quais são as palavras-chaves que os seus clientes costumam utilizar para procurar advogados como você e procure incorporá-las no seu perfil, para que quando essas palavras-chaves forem pesquisadas, o seu perfil apareça nas pesquisas. Se você deseja buscar oportunidades fora do país também, o Linkedin permite que você crie um perfil adicional em outro idioma! Mas não se esqueça de revisar bem os textos inseridos no seu resumo, foque no português e na gramática, porque isso será crucial para causar uma boa impressão na rede.

Dica 03: Cuide a descrição do seu Título Profissional

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O título profissional é aquela descrição de uma linha que aparece sempre embaixo do nome de perfil, e que também aparece nos resultados de pesquisa e resultados de discussões em grupo. Por ser vista juntamente com o seu nome, é necessário que ela seja atrativa, profissional, descritiva, mostrando o que você é, o que você faz ou o que você deseja fazer.

É importante que quando as pessoas forem ler a sua descrição, elas se sintam instigadas a ler o seu perfil completo. Muitos advogados acabam cometendo erros como usar apenas “sócio”, “autônomo”, “associado” como título profissional do seu Linkedin. Só que isso é prejudicial para o perfil, porque além de não identifica-lo como advogado, ele não estará aparecendo em pesquisas de pessoas a procura de advogados.

Na descrição do seu título profissional, procure incluir a sua área de atuação ou então os tipos de trabalhos que você faz para os seus clientes. Para aqueles profissionais que estão em busca de novas oportunidades: evitem utilizar descrições do tipo “desempregado na empresa desempregado”, porque ela não diz nada, e ao mesmo tempo mostra desleixo. Utilize o título para indicar a sua área de especialidade, o seu tempo de experiência bem como as suas expectativas.

Dica 04: Estamos falando de Linkedin para advogados, portanto, não se esqueça do Código de Ética da OAB

Outro ponto importante e talvez o mais importante dele é atentar ao código de ética da OAB, que impede uma série de práticas publicitárias comuns como exposição de valores cobrados e outras práticas recorrentes para outros meios. O código de ética foi recentemente alterado, mas vale lembrar que a publicidade profissional do advogado tem caráter informativo, primando pela discrição e sobriedade do profissional.

O Marketing para advogados possui algumas regras limitadoras, que precisam ser usadas tanto no meio online, quanto no meio off-line. Por isso, é preciso estar consciente de regras éticas e agir de acordo com ela.

Dica 05: Mantenha o seu perfil atualizado

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Outro ponto essencial é manter as suas informações atualizadas no linkedin, contendo mudanças importantes na sua carreira. Não se esqueça de cadastrar tanto as suas experiências anteriores quanto as experiências atuais, ou seja, onde você está trabalhando atualmente. Você precisará atualizar sempre que iniciar em um novo local, publicar um novo artigo, terminar uma pós-graduação, assumir alguma posição de liderança entre outras mudanças importantes.

Na medida que a sua carreira vai tomando novos rumos, o seu linkedin precisará refletir isso, gerando um impacto no seu público e um reconhecimento adicional como profissional, podendo gerar, assim, novos negócios na rede. Não se esqueça de adicionar os principais resultados conquistados em cada uma das experiências, como projetos desenvolvidos, número de causas ganhas e etc.

Dica 06: Produza conteúdos relevantes

Se você ainda acredita que o Linkedin serve apenas para expor o seu currículo, você está enganado. O currículo completo e atualizado é sim essencial para você adquirir reconhecimento, mas outro fator importante será a forma com que você se posiciona na rede, através do compartilhamento de artigos relevantes e de produção de publicações próprias.

Crie uma rotina de publicações, separe temas relevantes e escreva sobre diversos assuntos. Você pode abordar assuntos sobre gestão, sobre direito, ferramentas para o dia a dia, sobre a sua área específica, sobre discussões que envolvem a rotina e outros. Milhões de executivos, empreendedores e funcionários de todos os tipos estão presentes no linkedin e essa rede é um lugar de interações, por isso, a geração de conteúdo é muito importante.

Eduque a sua rede, inspire e desafie os seus contatos em discussões produtivas sobre o direito e sobre mudanças do mundo. Contextualize a sua opinião e traga novidades que possam fazer diferença na vida dos outros usuários. Tudo na vida são conexões, no linkedin para advogados não seria diferente.

Dica 7: Utilize palavras chave 

Separe as palavras-chaves que precisam estar presentes no seu perfil, ou seja, aquelas palavras que descrevem você. Essas palavras devem ser as pelas quais você espera ser encontrado quando alguém digitá-las nos campos de busca. O LinkedIn é diferente de um currículo, porque você precisa usar o LinkedIn para ser achado, e para isso que servirão as palavras-chaves.

A rede procura as palavras-chave ao longo de todo o perfil do candidato, por isso as palavras-chave precisam ser utilizadas tanto no seu resumo quanto nas experiências profissionais.

Engana-se quem pensa que o Linkedin é uma rede que deve ser utilizada apenas quando estamos em busca de emprego. Essa rede se tornou uma das maiores plataformas de conteúdos do mundo! Hoje em dia somos mais de 25 milhões de brasileiros conectados nessa plataforma e novos usuários surgem a cada segundo! O Linkedin para Advogados pode vir a ser uma ferramenta essencial para a sua carreira, por isso, analise essas 6 dicas de Linkedin para Advogados que separamos para você. Esperamos que você goste!

7 Dicas de Linkedin para Advogados

  • Dê atenção para sua foto de perfil 
  • Detalhe as informações referentes ao seu perfil 
  • Cuide a descrição do seu Título Profissional
  • Não se esqueça do Código de Ética da OAB
  • Mantenha seu perfil atualizado
  • Produza conteúdos relevantes
  • Utilize palavras chave 
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