Hábitos para Você se tornar uma Pessoa mais Produtiva

Para AdvogadosPara Correspondentes JurídicosPara EstudantesProfissionalização
Por 29 de setembro de 2018 Sem Comentários

Se tornar uma pessoa mais produtiva é sempre possível. Com simples mudanças na rotina, você conseguirá ter um dia a dia mais organizado e, consequentemente, poderá se dedicar ao que é realmente importante para você e ter muito mais qualidade de vida.

Todo mundo já se pegou em algum momento pensando em como ser mais produtivo. Afinal, é essa característica que garante a você o uso do tempo disponível para o que realmente importa, traz resultados que fazem a diferença e faz com que você se deite na cama satisfeito com o bom rendimento do dia que passou.

Hábitos para Você se tornar uma Pessoa mais Produtiva

Mas como ser mais produtivo se a maioria das pessoas usa o tempo que tem disponível se anestesiando com distrações como filmes, séries, bares, baladas, entre tantas outras coisas que levam um prazer imediato, mas ignoram a necessidade de usar esse tempo para evoluir. E não é fácil sair dessa rotina, mesmo que ela te leve a chegar ao fim do dia com uma sensação de não ter feito o dia render. Pensando em cada vez mais ajudar você, separamos alguns hábitos que irão ajudar você a melhorar sua produtividade:

Organize sua agenda

4 hábitos para Você se tornar uma Pessoa mais Produtiva Advogado Correspondente Jurídico DOC9

As pessoas desorganizadas são mais propensas a desenvolverem transtornos de ansiedade. Isso acontece porque a falta de organização no seu dia a dia as impossibilita de ter uma dimensão real do volume de trabalho que elas precisam executar e seus respectivos deadlines.

O primeiro passo para se tornar uma pessoa mais produtiva é fazer da organização parte da sua rotina. Comece criando o hábito de planejar o seu dia. Com a ajuda de uma agenda ou aplicativos de gerenciamento de tarefas, escreva todos os compromissos que terá nos próximos dias.

Faça sempre as coisas mais fáceis primeiro e estabeleça prioridades. O ideal é priorizar apenas uma coisa por dia e não deixar tarefas importantes para o final do dia, porque você já estará cansado e será mais difícil de se concentrar. Tenha atenção ainda com as reuniões: só as faça quando o assunto for realmente decisivo. Caso contrário, tente resolver por e-mail ou telefone.

Não faça muitas tarefas ao mesmo tempo

4 hábitos para Você se tornar uma Pessoa mais Produtiva Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Na sociedade atual, ser multitarefa parece uma qualidade, mas, na verdade, não é o melhor dos hábitos. Além de não garantir que as atividades serão concluídas mais rapidamente, ainda pode comprometer a qualidade do resultado final.

Torne-se uma pessoa mais produtiva e evite desgaste de energia e tempo fazendo uma tarefa de cada vez sempre que possível. Concentre-se naquilo que está executando e tente não começar uma nova atividade antes de terminar a primeira.

Pense que o mais importante é a qualidade do que a quantidade. Estudos mostram que realizar multitarefas sobrecarregam o cérebro e interferem na qualidade das atividades além de ficamos muito mais suscetíveis aos erros.

Cuide do seu corpo

4 hábitos para Você se tornar uma Pessoa mais Produtiva Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Bons hábitos de vida também têm impacto no rendimento dentro do escritório. Por isso, cuidar do corpo é uma forma de melhorar a produtividade e ver o trabalho render mais. Procure comer de forma saudável e invista em alimentos que ajudam a ter mais energia no dia a dia. Controle a ansiedade investindo na prática de alguma atividade física, como corrida ou natação. É importante ainda ficar atento ao sono: evite dormir pouco. Minutos a menos na cama drenam a energia e comprometem a produtividade no dia seguinte.

A sobrecarga de trabalho é extremamente nociva ao organismo humano. Portanto, ao se sentir assim, utilize técnicas simples e rápidas que contribuem para que seu equilíbrio físico e mental seja restabelecido. Não exagere na quantidade de café, beba bastante água, respeite seus limites, não almoce com pressa e prefira alimentos nutritivos com pouca, ou praticamente nenhuma adição de gordura ou açúcar.

Faça pequenas pausas durante o dia

4 hábitos para Você se tornar uma Pessoa mais Produtiva Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Realizar pequenas pausas entre as tarefas pode fazer maravilhas pela sua produtividade. Levante, beba água, dê uma caminhada. Ao dar um tempo entre uma atividade e outra você oxigena o cérebro, abre espaço para ter insights e consegue voltar a trabalhar com concentração e foco.

Comece a trabalhar já nessas pequenas mudanças de hábitos e veja seu dia a dia no trabalho render muito mais. Se tornar uma pessoa mais produtiva depende apenas de você.

Sua rotina pessoal também influencia a sua produtividade

Sua vida pessoal está conectada à sua vida profissional. Isso significa que pequenas atitudes que facilitem a sua rotina em casa, contribuem para que você aumente sua produtividade no escritório. Por exemplo, se você levanta sempre em cima da hora para chegar a tempo ao trabalho, experimente facilitar sua saída deixando sua roupa e pertences prontos.

Assim, já sabendo o que vai vestir e com sua bolsa ou maleta prontas, você não perde tempo e consegue tornar suas manhãs funcionais e produtivas. Além disso, as chances de esquecer algo importante diminuem drasticamente quando você se prepara com antecedência.

Fique off-line

Quando estiver realizando uma tarefa que exija toda a sua atenção, desconecte-se. Não responda a e-mails, não entre em redes sociais, coloque seu celular no modo “não perturbe” e, se for possível, bloqueie seu ramal.

Ao dedicar seu tempo e concentração à apenas uma tarefa, você consegue ser produtivo no trabalho, mantendo um fluxo de raciocínio que possibilitará que a atividade seja feita de modo completo e, na maioria das vezes, mais rapidamente. Aliás, estabelecer um horário na sua agenda para o uso da tecnologia é uma ótima medida para manter seu foco e ser mais produtivo no trabalho.

E você tem mais alguma dica para melhorar a produtividade? Deixe nos comentários!

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.

Deixar um Comentário