Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicos

Para EmpresasPara Escritórios
Por 22 de março de 2019 Sem Comentários

A contratação de diligências jurídicas acaba sendo, em diversos casos, uma “pedra no sapato” de diversos setores jurídicos. Por isso, resolvemos escrever esse post: Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicos.

Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicos

Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicosDescentralização da demanda

O primeiro ponto que não podemos deixar de fora do post “Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicos” é o problema descentralização de demandas gerado pela contratação de diversos advogados correspondentes para a realização de diligências jurídicas em diferentes localidades.

A descentralização acaba acarretando uma série de desperdícios financeiros e diversos desperdícios produtivos, isso porque, normalmente, as equipes jurídicas acabam investindo tempo de trabalho em atividades de gestão da rede de correspondentes ao invés de investir o tempo em atividades que agreguem de fato valor.

Uma possibilidade de eliminar esse problema é através da centralização das contratações de diligências jurídicas a partir da contratação de uma empresa de logística forense, como é o caso da DOC9, que possibilita que os clientes centralizem todos os seus pedidos em um único local. A parte da distribuição da demanda entre advogados correspondentes fica por conta da empresa de logística forense.

Necessidade de gerenciar correspondentes jurídicos

Outro ponto importantíssimo que não pode ser deixado de lado no post “Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicos” é a resolução do problema de gerenciamento e de controle de correspondentes jurídicos.

Sabemos que diversos setores jurídicos possuem colaboradores totalmente dedicados a gestão e ao controle da execução de diligências jurídicas. Isso porque a equipe precisa treinar, orientar e garantir que os advogados correspondentes estarão aptos para a realização do serviço e não só isso, a equipe precisa, ainda, conferir se a diligência jurídica foi entregue conforme o combinado.

Essa necessidade de gestão constante acaba deixando de existir quando optamos pela contratação de uma empresa de logística, que centraliza toda essa parte de gestão e gerenciamento de advogados correspondentes.

Empresas de logística como a DOC9, são responsáveis pela:

  • Captação de advogados correspondentes
  • Pelo treinamento dos correspondentes jurídicos
  • Pelo controle e gestão das diligências jurídicas enquanto estão em andamento
  • Pela centralização do pagamento

Perda de foco produtivo para ter que realizar tarefas burocráticas

O último ponto que não podemos deixar de fora do post “Diligências Jurídicas: Diligências Jurídicas: Como evitar os principais problemas existentes nos setores jurídicos” é o problema de desvio de foco da equipe pela realização de tarefas burocráticas. Para resolver esse problema, o ideal é terceirizar a parte burocrática de controle e gestão de correspondentes para uma empresa especializada no assunto.

Terceirizando as atividades burocráticas a equipe jurídica pode focar em atividades que realmente agregam valor, como:

– Construção de peças;

– Revisão de matérias trabalhistas;

– Acompanhamento de processos;

– Atendimento ao cliente;

Solicite contato

Quer saber como aplicamos as soluções apresentadas acima para os nossos clientes? Entre em contato conosco que podemos lhe explicar.

Marúcia Rodrigues

Marúcia Rodrigues

Advogada formada pela Universidade Ritter dos Reis, especialista em Direito e Processo do trabalho. Atual Gerente de Diligências e de Cálculos Judiciais na DOC9. Responsável pela reestruturação do setor de Diligências Jurídicas e pela criação do serviço de Cálculos Judiciais na DOC9. Atua buscando continuamente melhorar os processos existentes na DOC9, propondo melhorias que facilitem a vida dos clientes e que tornem o fluxo de informação mais célere e inteligente.

Deixar um Comentário