Design thinking para organização pessoal

Profissionalização
Por 5 de fevereiro de 2019 Sem Comentários

Design thinking para organização pessoalGeralmente, a palavra “design” é associada à qualidade e aparência estética das coisas. Porém, a maneira que os designers enxergam e solucionam seus problemas que chamou a atenção do mundo, possibilitando uma nova maneira de se organizar: o design thinking.

O termo “design thinking” surgiu, portanto, da forma como os profissionais do design veem os problemas que dificultam ou impedem futuras aquisições de informações, análise de conhecimento, propostas de soluções, a experiência cognitiva, emocional e também estética.

Como o Design Thinking pode te ajudar na sua organização pessoal:

O processo do design thinking começa na imersão, onde se deve entender o contexto do problema e tentar enxergá-lo por diferentes pontos de vista. Depois que você entendeu o seu problema de diversos ângulos diferentes, tente colocá-los de forma visual, seja com anotações, desenhos, esquemas ou gráficos.

Em um segundo momento, você deve analisar as informações obtidas durante a etapa de imersão. Assim, é possível obter padrões e criar formas de solucionar o problema.

Questione-se: “Estou enfrentando tal problema. Esse problema acontece porque eu faço tal coisa, com tal frequência e de tal maneira. O que eu posso mudar nessa atitude ou como eu posso criar uma nova para o problema não acontecer mais?”.


Leia também:


Na sequência, é a hora de gerar ideias inovadoras. Nesse momento você deve fazer um brainstorming (escreva todas as suas ideias, por mais bobas que pareçam), esse não é o momento de descartar opções. É fundamental a busca por alternativas que não tenham sido aplicadas antes.

Por fim, chega o momento de tirar as ideais do papel, conhecida no design thinking como prototipagem. É neste momento que as soluções recém-criadas se tornam tangíveis, são testadas e verificadas na prática. O foco é testar rápido para errar rápido, assim, não haverá grandes estragos.

É possível perceber rapidamente a efetividade de um solução na sua organização pessoal através do design thinking. Esse método pode ser utilizado para organizar a sua rotina com a família, resolver problemas de relacionamentos, problemas profissionais ou qualquer situação que você se sinta estagnado. Não há maneira melhor de buscar e testar novas soluções! Lembre-se sempre de se questionar o que você pode mudar ou melhorar para que seu problema saia do seu caminho e o design thinking irá te ajudar!Design thinking para organização pessoal

Barbara Dotti

Barbara Dotti

Bacharel em Engenharia de Produção pela PUCRS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é uma das responsáveis pela comunicação da DOC9 com a nossa Rede de Advogados. Trabalha com projetos de comunicação, planejando e construindo fluxos inteligentes que priorizam a humanização da marca com a sua rede de clientes. Criação de conteúdos épicos via Inbound Marketing, buscando propor soluções para a nossa rede de clientes, explorando temáticas que vão muito além do dia a dia de um escritório de advocacia.

Deixar um Comentário