Como conciliar Trabalho e Estudos

Para AdvogadosPara EstudantesProfissionalização
Por 25 de outubro de 2018 Sem Comentários

Em algum momento da vida, a grande maioria dos estudantes, se encontra em um período que necessita conciliar trabalho e estudos, o que não é uma tarefa fácil. Mesmo sendo algo desgastante, que necessita de foco e esforço para não deixar o cansaço vencer, não é impossível se dedicar as duas tarefas com maestria. Implementar novos hábitos em sua rotina pode ser a solução efetiva para esta situação. Confira algumas dicas de como você pode conciliar trabalho e estudos.

Como conciliar trabalho e estudos

como conciliar trabalho e estudos advogado correspondente juridico doc9

Seja seu próprio chefe

Você deve se ver como uma empresa, que precisa do gerenciamento adequado para se manter funcionando produtivamente. Reflita sobre suas atividades e as organize separadamente, por horários e ordem de prioridade, exatamente como funciona em uma empresa.

Assim você consegue ver melhor quando está alcançando seus objetivos, realizando suas tarefas nos prazos, concluindo todas as tarefas e se está sendo produtivo. E caso não esteja alcançando resultados desejados, é só fazer uma análise da situação com base no que você já possui e entender o porquê.

Aproveite os momentos de lazer

Com a rotina tão agitada e cansativa, você deve tomar cuidado para aproveitar os pequenos momentos de lazer que possui. Seja para descansar, sair com os amigos, ver um filme ou qualquer outra atividade que lhe proporcione certo entretenimento devem ser apreciadas ao máximo. Isso acaba lhe deixando mais tranquilo em momentos tensos, mais descansado e mais produtivo por não se sentir tão sobrecarregado.

O mesmo vale para atividades cotidianas como comer e dormir, não é saudável não realizar estas atividades e além disso você ficará mais cansado, menos produtivo e a qualidade de seu trabalho e estudos irá diminuir drasticamente, podendo se tornar uma bola de neve de problemas.

Aprenda a dizer “Não”

Sabemos que quando queremos nos destacar, acabamos aceitando diversas tarefas para demonstrar comprometimento. Mas pense que isso pode prejudicar e influenciar em outras tarefas, ou até mesmo acarretar na não realização da mesma. Seja para trabalhos de faculdade ou atividades em sua empresa, é necessário saber quando você pode ou não realizar uma tarefa sem se prejudicar de alguma forma.

Como conciliar Trabalho e Estudos Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Use a tecnologia

Com diversos APPs que podem ajudar a melhorar a rotina, seria um absurdo não utilizar destes recursos. Seja para lembrar de compromissos ou seja para organizar aquele trabalho de fim de semestre. A tecnologia está ai para ajudar, então é necessário saber aproveitá-la com os diversos recursos que proporciona, sempre trazendo auxílio e agilidade.

Controle seu dinheiro

É necessário ter atenção com o dinheiro, geralmente quem trabalha e estuda paga pelos próprios estudos além de ter que sobreviver durante o mês. Gastos como mensalidade, livros e comida são muito previsíveis, tornando-os mais fácil de se preparar. É necessário fazer todos os cálculos, de quanto dinheiro vai precisar com gastos fixos e quanto de dinheiro irá sobrar.

Peça ajuda

Tanto colegas de faculdade quanto trabalho podem lhe ajudar muito na hora de equilibrar os dois. Sempre podendo ajudar a reduzir um pouco da carga pesada em cima de você quando para esclarecer dúvidas. Network é essencial para qualquer ambiente, sempre tendo alguém para ajudar nos momentos mais difíceis.

Como conciliar Trabalho e Estudos Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Estude efetivamente

O maior problema de conciliar estudos e trabalho, principalmente tendo que frequentar aulas diárias, é ter tempo para estudar. É preciso visualizar os momentos certos para que você possa realizar seus estudos de forma efetiva, sem ter interrupções e distrações. O ideal é tirar um momento do dia, nem que seja 1 hora, e se afastar de qualquer tipo de distração, internet e pessoas principalmente. Em um ambiente que você consegue manter o foco constante, você irá otimizar a quantidade de informação que é absorvida.

Como conciliar Trabalho e Estudos Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Conciliar trabalho e estudos realmente pode ser cansativo, é necessário muito esforço e vontade para poder conseguir equilibrar os dois perfeitamente. Porém seguindo estas dicas o ato de conciliar trabalho e estudos se torna mais fácil, prático e efetivo.

Você tem mais alguma dica? Comenta aqui embaixo e conta pra nós!

Como conciliar Trabalho e Estudos Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Júlia Gabbardo

Júlia Gabbardo

Psicóloga formada pela PUCRS. É atualmente uma das nossas grandes responsáveis pelo processo de Recrutamento e Seleção de Novos Talentos DOC9, desenvolvendo dinâmicas e práticas inovadoras para os colaboradores e futuros colaboradores da empresa. Atua continuamente em projetos de desenvolvimento de lideranças e de equipes e de satisfação dos colaboradores.

Deixar um Comentário