Advogados: Economize Contratando os Serviços de Audiências da DOC9

Para AdvogadosPara Correspondentes JurídicosPara EmpresasPara EscritóriosServiços Forenses
Por 29 de janeiro de 2019 Sem Comentários

Advogados: Economize Contratando os Serviços de Audiências da DOC9 - Advogado Correspondente Jurídico

Um dos grandes problemas enfrentados pelos escritórios de advocacia é a realização de audiências em outras localidades que não estão nas suas sedes. Para conseguir obter uma boa capilaridade e conquistar mais clientes, faz-se necessário para os escritórios e para os advogados a realização de audiências fora da sua região de atuação.

Sabemos que existe algumas limitações regulamentadas pela OAB para advogar em outro estado: o advogado só pode exercer a sua profissão em outras seccionais se ele solicitar uma inscrição suplementar para tal.

Cada profissional pode, no período de um ano, atuar em até 5 causas por ano em cada uma das seccionais existentes no país. A lei nº 8.906/84 não obriga mais o profissional a avisar a sua seccional sempre que isso acontecer, mas o profissional não pode ultrapassar essa regra de número de causas por ano em cada seccional.

Bom, além de possuirmos o limite imposto pela OAB, os escritórios acabam arcando com uma série de investimento no deslocamento do profissional: passagens, hospedagem e alimentação. Sem contar no tempo disponível do profissional que poderia estar executando atividades que agregariam mais valor dentro do escritório.

Repasse de Audiências para Correspondentes Jurídicos

Uma boa alternativa para driblar esse problema é repassar diligências jurídicas do tipo de Audiências para Advogados Correspondentes.

Para tal, existem algumas opções de solução como:

Todas as opções possuem benefícios e impeditivos que precisam ser avaliadas pelo próprio escritório, mas você já colocou no papel elas?

1) Contratar Individualmente Advogados Correspondentes:

Ao contratar diretamente advogados correspondentes para a realização de audiências, você pode ter a liberdade de tratar diretamente com o terceiro, alinhando expectativas de entrega, alinhando valores e também alinhando prazos.

O ponto negativo nesse cenário é quando o escritório tem uma quantidade muito alta de diligências e precisa repetir esse processo diversas vezes. Quando o número de diligências aumenta, o controle, por consequência, acaba se tornando impossível.

A solução de contratar individualmente é sustentável quando se tem, ou uma equipe totalmente dedicada à contratação e gestão dos correspondentes jurídicos, ou quando o número de diligências é pequeno.

2) Utilizar Empresas Lawtechs de Conexões para Encontrar Correspondentes Jurídicos:

Uma outra opção para quem repassa diligências para advogados correspondentes é utilizar plataformas lawtechs que tem como objetivo principal conectar escritórios de advocacia com correspondentes jurídicos.

Essas plataformas têm como funcionalidade principal eliminar a atividade de busca de profissionais, existente na primeira opção. Os escritórios não precisam mais fazer uma busca de profissional por localidade, a plataforma entrega uma lista de profissional para as localidades desejadas e coloca o escritório em contato direto com o advogado.

Um ponto negativo em relação a essa opção é que a parte de gestão, alinhamento e negociação de valores ainda fica presente. Ou seja, para escritórios com uma demanda maior, pode ser que essa solução ainda seja inviável.

3) Contratar Empresas de Logística Forense para a Realização de Diligências Jurídicas:

Uma outra opção existente para quem repassa audiências e demais diligências para correspondentes jurídicos é a contratação de empresas de logística forense como é o caso da DOC9.

Empresas de logística forense são responsáveis pela gestão e controle das diligências jurídicas, realizando a contratação de advogados correspondentes, o treinamento deles, gestão e controle das diligências (alocação de advogados, controle de prazos, alinhamentos de entrega). Além disso, a parte do pagamento é centralizada, os escritórios realizam o pagamento para a empresa de logística que faz, então a distribuição entre os advogados correspondentes.

Ao contrário do que muitos escritórios pensam, não existe cobrança mensal para o serviço, os escritórios só pagam pelas diligências entregues no período. E outra facilidade existente é a seção financeira, que dá acesso a extratos mensais e recibos das solicitações.

Quer Conhecer um Pouco Mais Sobre a Prestação de Serviços da DOC9?

Quer saber mais sobre as vantagens que você pode adquirir ao repassar suas diligências forenses para a DOC9? Basta preencher o formulário ao lado para conversar com um dos nossos especialistas, iremos encontrar a melhor solução para o seu tipo de negócio.

Felipe Herter

Felipe Herter

Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Mestrado em Negócios e Gestão pela Rutgers University. Atual Diretor de Operações na DOC9, já foi trainee na Gerdau e possui uma vasta experiência em gestão e análise de indicadores de desempenho, bem como é um dos precursores do Método de Análise e Solução de Problemas na DOC9. Trabalha continuamente analisando e propondo melhorias para o fluxo de atendimento DOC9, buscando entregar um processo mais célere e condizente com a necessidade dos nossos clientes.

Deixar um Comentário