Advogados Correspondentes: Como resolver os problemas de produtividade enfrentados por escritórios de advocacia

Para EscritóriosServiços Forenses
Por 10 de maio de 2019 Sem Comentários

Na advocacia, o mantra “tempo é dinheiro” acaba pesando mais que em outras profissões. Principalmente em escritórios, onde se passa muito tempo lendo e escrevendo várias etapas de processos. Nesta realidade, a produtividade é fundamental, e isso pode envolver vários fatores, tangíveis e não tangíveis.

Planejamento

O primeiro passo para organizar bem o funcionamento de um espaço de trabalho é planejar. Isso abre precedentes para analisar os objetivos e como atingi-los de forma realista, levando em conta as competências de cada indivíduo e os recursos disponíveis.

Ter ideias e metas em mente é bom, mas coloca-las no papel, num documento, planilha, ou o formato mais adequado para a situação específica, as torna mais palpáveis, além de melhorar muito a execução e resultados obtidos.

Equipe

Quando um trabalho é feito em grupo, é fundamental que cada peça esteja funcionando. Se uma pessoa não estiver trabalhando bem, por qualquer motivo que seja, isso pode afetar negativamente, direta ou indiretamente, o trabalho de seus pares.

Principalmente quando se é um líder, formal ou não, é preciso saber identificar essas deficiências para procurar consertá-las. Uma boa estratégia é aplicar o conceito de planejamento mencionado anteriormente, só que a nível individual. Você pode ler mais sobre isso nesse post de técnicas de produtividade e aplicativos que podem te ajudar nisso.

Advogados Correspondentes: Como resolver os problemas de produtividade enfrentados por escritórios de advocacia

Terceirização de Serviços

Por vezes, advogados são encarregados de realizar tarefas necessárias, mas extremamente trabalhosas, por mais que sejam simples. Isso demanda muito tempo, que poderia ser usado para realizar com mais esmero outras tarefas que exigem mais concentração.

Quando se atende um número grande de clientes, ainda mais se estão em diferentes locais, todo este tempo de realização da tarefa (como por exemplo, fazer e entregar cópias) torna outros aspectos do serviço piores, até por conta do cansaço gerado. Isso atrapalha todo o fluxo de planejamento, ou o deixa mais limitado, como dito anteriormente.

Uma ótima solução para isso é usar advogados correspondentes. Estes são profissionais geralmente para realização de tarefas que não necessariamente exigem a mão do advogado contratado para o processo em questão, como retirar e entregar cópias, e até mesmo presenciar uma audiência.

Advogados correspondentes têm o alto potencial de melhorar muito a produtividade do escritório, reduzindo o número de erros em trabalhos e deixando a carga menor para cada um, deixando o fluxo do planejamento mais rápido e eficaz.


Leia também:


Redução de custos

Além disso, geralmente advogados correspondentes reduzem os custos de um processo, pois as horas que seriam pagas a um funcionário do escritório são muito mais caras que um serviço isolado feito por um advogado correspondente

Isto abre espaço para o crescimento do escritório, afinal, é possível receber mais serviços agora, tendo mais dinheiro e tempo sobrando. O impacto do uso de advogados correspondentes é enorme.

Reconsidere sua realidade

Sim, usar advogados correspondentes tem problemas e complicações, como qualquer serviço, e isso está bem explicado nesse post do nosso blog. Mas, como exemplificado antes, não utilizá-los também tem um desvantagens e, por vezes, elas podem ser maiores que parecem.

Aqui na DOC9, todos os advogados correspondentes passam por um processo de captação e qualificação, visando sempre minimizar os erros e usar os melhores profissionais possíveis.

Com um sistema integrado, nossa equipe realiza todo o intermédio entre o advogado correspondente e nosso cliente, facilitando a comunicação e verificando que tudo está sendo feito e entregue na mais alta qualidade.

O mercado está cada vez mais exigente não apenas quanto a qualidade dos serviços e produtos, mas também quanto ao tempo de entrega, essa realidade não vai mudar tão cedo. Usar advogados correspondentes pode deixar seu escritório mais produtivo, e talvez seja hora de considerar essa alternativa.

Gabriel Mancuso

Gabriel Mancuso

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Finanças e Economia. Atual Diretor Financeiro da DOC9, possui uma vasta experiência em Indicadores de Desempenho bem como trabalha constantemente aplicando métodos de melhoria contínua para conquistar melhores resultados financeiros para empresa e para os nossos clientes e parceiros correspondentes. Acredita que o que não é medido não pode ser gerenciado, por isso foi um dos precursores da adoção do Gerenciamento pelas Diretrizes e da Rotina até hoje presente na DOC9.

Deixar um Comentário